Assessoria de imprensa e SEO, uma parceria possível

Queremos compartilhar com vocês este artigodo jornal da Comunicação Corporativa, produzido pela Mega Brasil, que nos pareceu tratar de um assunto bastante novo, a necessidade de trabalhar com o SEO para a agência e para os clientes, e como a assessoria de imprensa pode ajudar nisso.

Assessoria de imprensa pode ser parceira do SEO aumentando a visibilidade da marca

Assessoria de imprensa pode ser parceira do SEO aumentando a visibilidade da marca

 

Artigo publicado no Jornal da Comunicação Corporativa

Assessoria de imprensa e SEO: uma parceria que pode dar certo!
Talita Scotto
21/10/2014

Tão precioso quanto o trabalho de assessoria de imprensa para marcas e empresas, está o SEO – otimização para motores de busca na Internet, considerando, principalmente, o posicionamento de determinada empresa no Google, o principal buscador do mercado.
Enquanto a assessoria de imprensa constrói marcas e é a responsável pelo relacionamento com os jornalistas, tendo seu grande mérito por emplacar reportagens em veículos de repercussão, cuidando da reputação da empresa, o SEO surge como um possível aliado, que pode trabalhar de maneira integrada com a assessoria, oferecendo mais oportunidades de inserção na mídia online.
Com uma possível parceria, o mais importante é saber exatamente qual a responsabilidade de cada um deles isoladamente e, depois, de maneira integrada, trabalhar em conjunto, complementando um a função do outro.

O papel de cada um assessoria de imprensa e SEO

– O conteúdo da assessoria de imprensa nem sempre vai de encontro ao objetivo do SEO, ou seja, ao projeto, pois a assessoria de imprensa trabalha a notícia, a entrevista e o interesse editorial, tendo uma formatação específica. Sugere-se, então, adaptar, ajustar e programar o conteúdo produzido pela assessoria de imprensa para o SEO, de modo que os objetivos se complementem;
– A assessoria de imprensa traz maior possibilidade de publicação nos meios online, o que é muito positivo para o LinkBuilding – publicações em portais de referência ajudam no ranking do Google. Em resumo, quanto mais sites apontando para o seu site melhor será. O SEO agradece! ;
– Geralmente, os conteúdos produzidos pela assessoria de imprensa são inéditos, o que também é positivo para o ranking do Google. Portanto, conteúdo de qualidade e exclusivo é sempre bem-vindo;
– A assessoria de imprensa possui diversas ferramentas de trabalho, sendo o texto uma das principais, por isso, é possível gerar conteúdos diversos, como: releases, artigos, notas, notícias, entrevistas ping-pong, etc. Mais uma vez a produção de conteúdo é intensa e o SEO precisa disso para funcionar;
– Uma notícia divulgada pela assessoria de imprensa pode repercutir por meses, dependendo do seu conteúdo. Por isso, quanto melhor for a qualidade do material, maiores são as chances de inserção na mídia;
– Compartilhar os conteúdos nas redes sociais também pode ser uma alternativa para ajudar na disseminação dos conteúdos;
– O SEO precisa de uma periodicidade intensa de conteúdos para funcionar, um ritmo que nem sempre vai de encontro ao da assessoria de imprensa. Por isso, é necessário ajustar as dinâmicas dos trabalhos, pois os objetivos são diferentes;
– O SEO não deve, jamais, ser feito apenas por meio do trabalho da assessoria de imprensa. Para ele funcionar é necessário investir em ferramentas específicas para isso, como: extensões, plugins, configurações e programações no portal da empresa, monitoramento de palavras-chaves, etc.

Assessoria de imprensa offline

Por fim, avaliar o papel da empresa no mercado off-line também é importante, uma vez que um atendimento ruim, por exemplo, pode refletir diretamente em todo o trabalho realizado em assessoria de imprensa e SEO. Estar posicionado em primeiro lugar no Google através do Reclame Aqui pode comprometer o trabalho, mas, sem dúvida, tornar as ações de assessoria de imprensa e SEO ainda mais essenciais para as empresas. Investir em marketing digital é um caminho sem volta.

AUTORA

Talita Scotto é diretora da Agência Contatto, especializada em assessoria de imprensa e conteúdo. Tem formação em Jornalismo pela Universidade Municipal de São Caetano do Sul e pós-graduação em Marketing e Comunicação Integrada pela Universidade Presbiteriana Mackenzie.

O Briefing é o início de uma parceria assertiva e duradoura

Comunicação digital e relações com a imprensa:  o sucesso começa com um bom briefing

Os diretores Robson Rajão e Cláudia Tanure ladeando Dr. Jorge Menezes Ceo da Esthetic Care

Os diretores Robson Rajão e Cláudia Tanure com Dr. Jorge Menezes Ceo da Esthetic Care

Muita gente acredita que o briefing é uma pratica, um instrumento só da publicidade, porém todo trabalho de comunicação corporativa, inclusive para a comunicação digital e assessoria de imprensa começa com um bom briefing.

Dito isso, acreditamos que nunca é demais relembrarmos o conceito. Ao pé da letra: Brief (eng) = Dossiê. O briefing é um conjunto de informações, uma coleta de dados passadas em uma reunião para o desenvolvimento de um trabalho, documento, sendo muito utilizadas em todos os campos  da comunicação como a Relações Públicas, Assessoria de imprensa, Design , Publicidade e agora na comunicação digital .

Portanto, quando a agência de comunicação corporativa conquista uma nova conta,  a primeira coisa que se faz é uma reunião de briefing; bom até aqui nada de novo!

Mas como deve ser este briefing ?

Bem, existem vários modelos e tudo vai depender do tipo de empresa, dos objetivos do cliente, das ferramentas que serão utilizadas, e da demanda apresentada, isso só para começar.

Tentando jogar luz a estas questões resolvemos contar um pouco da nossa reunião de briefing, que aconteceu hoje,  quando iniciamos o atendimento à Esthétic Care , uma conceituada clínica de Cirurgia Plástica, Estética e Laser que estás sob a coordenação do cirurgião plástico Dr. Jorge Menezes. “Utilizando métodos e equipamentos modernos e confiáveis, a Esthetic Care oferece cirurgias plásticas estéticas e reparadoras e tratamentos estéticos que maximizam os resultados na busca pela melhora do corpo e saúde.” explica o médico.

Nossa missão nesta nova conta é gerir a comunicação com a imprensa e nas redes socias. Assim, na reunião de briefing com um grupo de profissionais da Press , auscultamos as percepções, desejos  e experiências anteriores do cliente. Mais do que seguir um roteiro de perguntas,  o  importante é ouvir, ouvir com a cabeça e o coração abertos para compreender. No entanto, como em qualquer relação é ilusão pensar que em apenas um encontro conseguimos captar , traduzir e entender o outro.

Assim , saímos da Clinica Esthetic Care com a certeza de que temos um material muito bom, com diretrizes inspiradoras ,  mas  inicial,  que servirá para produzirmos um planejamento de ações de comunicação utilizando como instrumentos a assessoria de imprensa e comunicação digital de forma convergente.

Na próxima reunião de apresentação deste planejamento,  a partir da análise e contribuição do Dr Jorge e sua equipe passaremos por mais um exercício de entendimento das demandas do cliente.

Desta forma, acreditando que um briefing não se encerra em um único encontro,  daremos mais um passo na construção de uma relação proveitosa e mais assertiva entre a Press e seu novo cliente.

Alguns dados do Briefing inicial 

A Esthetic Care é uma conceituada clínica de Cirurgia Plástica, Estética e Laser que surgiu do compromisso de oferecer a homens e mulheres cuidados que envolvem a saúde, beleza e bem-estar. Sob a coordenação do cirurgião plástico Menezes, conta com uma equipe de profissionais altamente qualificados e competentes, que oferece a seus clientes atendimento de qualidade, conforto e tratamentos diferenciados.

Utilizando métodos e equipamentos modernos e confiáveis, a Esthetic Care oferece cirurgias plásticas estéticas e reparadoras e tratamentos estéticos que maximizam os resultados na busca pela melhora do corpo e saúde.
 

Dr. Jorge Antônio de Menezes – CRM – MG 19854

Formado em Medicina em 1984 no estado de São Paulo, é membro titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica. Foi presidente da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica Regional Minas Gerais (SBCP-MG) no biênio 2008/2009. Participou da Câmara Técnica de Cirurgia Plástica do Conselho Regional de Medicina do Estado de Minas Gerais no período de setembro de 2007 a setembro de 2010. Exerceu os cargos de membro do Departamento de Eventos Científicos SBCP no biênio 2004-2005 e secretário da SBCP-MG no biênio 2006-2007. Ex-coordenador do Curso Teórico Integrado da regional mineira; foi fundador e coordenador do curso para preparo para a prova de especialistas desde o ano 2000, orientando todos os futuros especialistas. Tem formação também em perito judicial profissional pelo Instituto Brasileiro de Peritos Judiciais (IBEJ).

É regente do Centro de Formação e Treinamento em Cirurgia Plástica do Hospital Mater Dei, em Belo Horizonte/MG, onde exerce Cirurgia Plástica restauradora em pacientes politraumatizados, grandes queimados, acidentados e sequelados. Membro do Conselho Fiscal da UNIMED-BH no período de março 2010 a março 2011 e do Conselho Social da UNIMED-BH (2008 a 2011).

Diretor Nacional do Departamento de Defesa Profissional (DEPRO) de julho/2011 a dezembro de 2012.

Membro da Associação de Ex-alunos do professor Ivo Pitanguy (AExPI), desde outubro de 2012.

Marketing esportivo é a bola da vez – invista nessa ideia

Projeto “Clubes Unidos pelo Planeta” é um exemplo de sucesso

marketing

Marketing esportivo: projeto Clubes Unidos pelo Planeta envolve times mineiros

No país do futebol, nada mais assertivo do que vincular a imagem de um projeto ou uma marca com essa competição e os times que a tornam tão vibrante. Por meio do chamado marketing esportivo é possível utilizar o esporte para divulgar seus produtos e serviços, sendo ou não relacionados a esse tipo de atividade.

Empresas costumam aproveitar-se da boa imagem de atletas ou equipes esportivas junto à opinião pública, gerando resultados extremamente positivos para suas imagens. Segundo o autor Antônio Afif, em seu livro “A bola da vez – o marketing esportivo como estratégia de sucesso”, o marketing esportivo é uma boa alternativa, pois atinge o público (consumidor) em seu momento de lazer, quando está aberto à mensagem da empresa e seus produtos.

Se a divulgação for para uma boa causa, o marketing é bom para os dois lados, tanto para a empresa, quanto para o jogador ou o time. Um exemplo é o projeto “Clube Unidos pelo Planeta”, da Revista Ecológico. Para Hiram Firmino, jornalista e ambientalista, editor da Revista Ecológico, coordenador e idealizador do projeto “Clubes Unidos pelo Planeta”, “o futebol tem um poder imensurável de agregar valor às causas que comovem a humanidade, como, principalmente, a de preservar a natureza – as florestas, o ar, os animais e as águas ainda despoluídas que restam no planeta e nos dão vida e sustento. Essa parceria com os times mineiros e suas respectivas torcidas vem fortalecer e promover ainda mais a conscientização ecológica da população para conservar os recursos naturais. Esse é o objetivo maior da campanha de educação ambiental “Clubes Unidos pelo Planeta”, abraçada de maneira parceira e apartidária pelas diretorias do América, do Atlético e do Cruzeiro. E igualmente seguida pelos seus jogadores”.

Hiram completa: “O exemplo ecológico e o gesto de solidariedade de um único jogador nessa causa, diante de sua torcida, pode não só intensificar ações sustentáveis, como a separação correta de resíduos, a reciclagem do lixo e a economia de água e de energia, como também significar a salvação da própria espécie humana sob a Terra. É de recados assim, como os que são repassados também nas campanhas contra o racismo e a violência, que a Terra precisa, para nos manter vivos sobre ela: união, educação e ações ambientais.” Confira como foi a ação de marketing.

Ação de marketing: América dá início ao projeto “Clubes Unidos pelo Planeta”

No último sábado, dia 13, durante a abertura do jogo América x Boa Esporte, no Estádio Independência, em Belo Horizonte, foi realizado o lançamento do projeto “Clubes Unidos pelo Planeta”.  Em parceria com a Revista Ecológico, a iniciativa, também apoiada pelo Atlético e pelo Cruzeiro, visa sensibilizar os jogadores e as torcidas organizadas dos principais times mineiros a abraçarem e divulgarem a questão ambiental.

O jogador escolhido pelo Coelho para representar o seu plantel e se comunicar com a torcida sobre a causa da preservação de todas as formas de vida sobre a Terra é o baiano Obina. Nascido em Vera Cruz, na Ilha de Itaparica, um paraíso ecológico igualmente ameaçado pela degradação ambiental, Obina tem uma história bonita e resiliente de vida para contar, pois cresceu em meio à natureza baiana.

Sob o lema “Eu visto esta camisa. Sou América. Sou Ecológico”, toda a sua torcida terá acesso gratuito aos conteúdos de educação ambiental produzido pela publicação mineira.  A exemplo do projeto “Ecológico nas Escolas”, já adotado em todas as escolas públicas de Minas, em sua versão agora esportiva, bastará todo e qualquer torcedor mineiro acessar a expressão “Sou Ecológico”, na web, para saber como anda a situação ambiental à sua volta. E o que ele pode fazer, como cidadão conscientizado, pela preservação da natureza e a melhoria da sua qualidade de vida.

O segundo time mineiro, já com data marcada para abraçar o projeto “Clubes Unidos pelo Planeta” será o Cruzeiro, no próximo dia 21 de setembro, “Dia da Árvore”, no jogo contra o Galo, no Mineirão. Para quem não se lembra, foi graças à união dos times mineiros, nos governos Hélio Garcia e Sérgio Ferrara, que suas respectivas torcidas, quando perdiam os jogos, deixaram de quebrar até 78% das árvores que a Prefeitura de Belo Horizonte plantava sistematicamente ao longo das avenidas Catalão e Antônio Carlos.

 

Fonte:

AFIF, Antônio. A Bola da Vez – o marketing esportivo como estratégia de sucesso. São Paulo: Editora Infinito, 2000.