Conteúdo: o foco está no público

Com a consolidação do marketing digital, a criação de conteúdo voltado para cada público específico se tornou premissa para qualquer estratégia

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O consumo de conteúdo seja ele texto, imagem ou vídeo cresceu rapidamente na última década. Isso aconteceu por causa do aumento do acesso à internet. As pessoas passaram a ser bombardeadas por informação 24 horas por dia, sete dias por semana.

Com esse cenário, os profissionais de marketing se viram desafiados a encontrar cada vez mais criatividade para ganhar a atenção do consumidor. Mas o erro estava em levar a estratégia do marketing tradicional para o formato digital, muito mais dinâmico e abrangente.

Marketing 3.0

O novo consumidor passou a consumir não mais baseado em suas necessidades básicas, mas sim em suas emoções, em seus desejos. Philip Kotler surgiu em 2010 com uma nova ideia para renovar a maneira de atrair clientes, com seu livro “Marketing 3.0”. Na obra, o conceituado especialista destaca as mudanças do comportamento social como explicação para a ‘morte’ do marketing tradicional.

Durante o evento HSM Expomanagement no mesmo ano, Kotler afirmou, entre outras coisas, que “Se você criar um caso de amor com os seus clientes, eles próprios farão a sua publicidade”. E ele estava certo. Hoje o marketing digital já está consolidado e uma das suas ferramentas, o marketing de conteúdo, trabalha de acordo com que o público-alvo da empresa quer ler.

Personas

Para criar esse conteúdo direcionado, a sua estratégia de marketing digital deve ter um calendário com assuntos que tornarão a sua empresa uma referência. Aqui, a regra é clara: pare de querer agradar a todos e mantenha seus esforços no seu público-alvo ou suas personas. Para isso você precisa identificar e criar as personas (personagens), que representam quem a sua empresa deseja atrair e fidelizar.

Marketing de Conteúdo em 2016

As previsões para o marketing em 2016 apontam que as estratégias estarão ainda mais focadas nas paixões e nos desejos do público das empresas. Atingir um grupo específico se tornou mais importante, pois é muito mais assertivo e traz um retorno muito maior para a empresa.

 

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