Melhore sua comunicação empresarial: aposte em comitês

Comitês de comunicação são ferramentas fundamentais para grandes empresas, no trabalho de comunicação interna

comunicação empresarial
Para botar em prática um bom planejamento de comunicação empresarial, ter o apoio de um comitê pode ser fundamental

A comunicação empresarial é fundamental para qualquer empresa, pois ajuda a integrar os colaboradores bem como as atividades realizadas pelas diversas áreas. Muitas organizações optam por contratar uma agência de comunicação empresarial para gerenciar toda a produção dos próprios canais, como revista, jornal, jornal mural, intranet, por onde serão divulgadas as informações internas.

Para permitir o maior envolvimento dos colaboradores e que as informações circulem amplamente, de forma democrática, revelando acontecimentos, muitas vezes restritos a determinados setores, há empresas que instituem um comitê de comunicação interno.

Formado por representantes de setores distintos da empresa, o comitê tem o compromisso de repassar ao departamento de comunicação, e esse à agência de comunicação empresarial, informações e novidades que possam ser divulgadas nos canais da empresa; convencer colaboradores de prestarem depoimentos sobre determinados assuntos e, além disso, serem fotografados ou enviarem a própria foto.

Essa pessoa, identificada em algumas empresas como correspondente, representantes, facilitadores e e em outras como líder de comunicação, também deve estar atenta para que todos os colegas tenham acesso aos boletins, comunicados, jornal mural, jornais e revistas, intranet, e, assim, ter a garantia de que as notícias estão alcançando todos os colaboradores.

Olhos e ouvidos da comunicação empresarial

A relação de confiança, de respeito e de consideração mútuas entre a empresa e a agência de comunicação empresarial é fundamental para o sucesso dos conteúdos. Os correspondentes precisam estar atentos à rapidez no envio das informações, checar os dados previamente, lembrar que as notícias devem ser atuais, despertar o interesse do público interno, ser curiosas e revelar alguma oportunidade para serem divulgadas.

Isso tudo é importante para agilizar o trabalho da equipe de jornalistas da agência de comunicação empresarial, quem fará toda a apuração, redação e edição das matérias. A existência de um comitê de comunicação atuante resulta em canais de comunicação atualizados, atrativos e, consequentemente, com amplo alcance pelo púbico interno. Se a sua empresa ainda não o possui, pense nessa possibilidade, e, se necessário, conte com a Press Comunicação para ajudar a implantá-lo.

 Por Luciana Neves

Editora da Press Comunicação

Banner e-book

Banner_infografico_metodologia_press